sexta-feira, 3 de junho de 2011

8° Fichamento


Infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV): incertezas e desafios


QUEIROZ, D. T; PESSOA, S. M. F; SOUSA, R. A. Infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV): incertezas e desafios. Acta Paul Enferm. 2005;18(2):190-6


''HPV é a doença sexualmente transmissível (DST) mais prevalente em todo o mundo. Estima-se que, mundialmente, cerca de quinhentas mil a um milhão de pessoas se infectam pelo HPV.'' (p.2)

''Aproximadamente de 3 a 5% da população sexualmente ativa brasileira apresentam a doença HPV induzida, isto é, o vírus não se equilibrou com o hospedeiro ou não se apresentou devidamente ao sistema imunológico do portador, levando à manifestação da doença.'' (p.3)

''Desde 1977, quando alguns autores observaram a correlação da infecção pelo HPV com a carcinogênese genital, inúmeros estudos e pesquisas se iniciaram e continuam até os dias atuais. Os estudos tem comprovado que a integração do genoma de determinados tipos
de HPV (principalmente os do tipo 16, 18, 31, 33 e 35,dentre outras centenas identificadas), com o genoma da célula hospedeira, sobretudo a célula metaplásica cervical, dependendo de outros co-fatores, podem levar à formação de lesões pré-neoplásicas.'' (p.4)

''O exame de prevenção de câncer ginecológico é uma estratégia para redução dos altos índices de mortalidade por câncer de colo uterino, vagina e vulva causados pelo HPV. Esta estratégia deve ser priorizada pelas políticas de Saúde Pública nos serviços de referência em atenção primária do país.'' (p.5)

''O aumento da detecção do HPV na última década chegou a 500%. Este fato pode ter sido ocasionado por avanços e descobertas dos aspectos citológicos e histológicos e pela reinterpretação das imagens da colposcopia e da peniscopia.'' (p.6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário