Impacto da Avaliação Pré-Anestésica sobre a Ansiedade e a Depressão dos Pacientes Cirúrgicos com Câncer.
FILHO, L.M; ET AL. Impacto da Avaliação Pré-Anestésica sobre a Ansiedade e a Depressão dos Pacientes Cirúrgicos com Câncer. Revista Brasileira de Anestesiologia Vol. 56 N° 2, Março - Abril, 2006.
''Ansiedade e depressão são os distúrbios psiquiátricos mais comumente associados às doenças clínicas. A ansiedade pode ser considerada normal ou patológica. Ansiedade patológica pode estar presente em condições como doenças físicas, vigência de uso de medicamentos ou drogas, abstinência de depressores do sistema nervoso central ou mesmo, primariamente, nos chamados transtornos ansiosos.'' (p.1)
''Sintomas psicológicos e somáticos de depressão apresentam- se com freqüência em pacientes com doenças clínicas, mesmo na ausência de síndrome depressiva'' (p.2)
''A freqüência global de transtornos de ansiedade e humor
em pacientes internados variou entre 15% e 60%.'' (p.3)
em pacientes internados variou entre 15% e 60%.'' (p.3)
''A escala hospitalar de ansiedade e depressão (HAD) foi desenvolvida para detectar estados de ansiedade e depressão em pacientes fisicamente doentes, que podem respondê-la sozinhos. A HAD difere de outros instrumentos utilizados para medir ansiedade e depressão por não possuir itens somáticos, como perda de peso, anorexia, insônia, fadiga, pessimismo sobre o futuro, dor de cabeça, tontura, etc. A HAD tem sido utilizada tanto para o diagnóstico, como para medir a gravidade de transtornos ansiosos/depressivos.'' (p.6)
''O câncer é uma doença devastadora. A consciência da doença tem grande impacto na vida dos pacientes, suscitando alterações físicas e psicológicas.'' (p.7)
''Uma das medidas para o controle do câncer é a extirpação cirúrgica do tumor. Entretanto, embora isso seja freqüentemente possível, certas práticas cirúrgicas podem ter conseqüências físicas graves.'' (p.8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário