quinta-feira, 2 de junho de 2011

4º Fichamento





ANÁLISE DE DNA EM ODONTOLOGIA FORENSE

VIEIRA, G. S; TAVARES, C. A. T; BOUCHARDET, F. C. H. Análise De DNA Em Odontologia Forense. Arqu bras odontol; v.6, n.2, p.64-70, 2010.


Este artigo demonstra a aplicabilidade do DNA dentro da Odontologia Forense mostrando sua importância. Resume-se a estrutura e a história da molécula de DNA e depois demonstra-se que as análises na odontologia legal ocorrem através da saliva e polpa dentária, além de o DNA também ser extraído de amostras de sangue, urina, esfregaços bucais, osso, fios de cabelo, sêmen, entre outros materiais biológicos, podendo ser encontrado no DNA genômico e no DNA mitocondrial.

Apesar de ser encontrado nos núcleos das células humanas, o DNA genômico não é tão resistente quanto o DNA mitocondrial que é usado para análise de tecidos antigos como ossos, dentes, cabelos e em grandes desastres onde o DNA genômico já não possui condições de análise.

Para se obter o perfil genético através do DNA necessita-se das seguintes etapas: extração, quantificação, amplificação e análise da região estudada. Porém, mesmo para o DNA mitocondrial nem sempre será possível a realização do exame de DNA, devido ao fato das amostras biológicas estarem contaminadas, degradadas ou em quantidades tão pequenas que não possibilitem seu estudo.

O artigo conclui-se mostrando a importância da análise de DNA que contribui nos processos de identificação humana, principalmente quando os demais métodos se tornam inviáveis de serem realizados, além de observar que os odontolegistas quando peritos devem ter também conhecimentos tecnológicos para a análise de DNA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário