quinta-feira, 2 de junho de 2011

5º Fichamento

Associação entre doença periodontal e patologias sistémicas

ALMEIDA, R. F; PINHO, M. M; LIMA, C; FARIA, I; SANTOS, P; BORDALO, C. Associação entre doença periodontal e patologias sistémicas. Rev Port Clin Geral, 2006; v.22, p.379-90.

“A Doença Periodontal (DP) é uma infecção crónica, produzida por bactérias gram-negativas, com níveis de prevalência elevados, sendo a segunda maior causa de patologia dentária na população humana de todo o Mundo.” (p.379)

“As manifestações clínicas da doença são dependentes das propriedades agressoras dos microrganismos e da capacidade do hospedeiro em resistir à agressão.” (p.379)

“Em presença de bactérias específicas, o hospedeiro inicia uma resposta de defesa que condiciona o facto de ocorrerem ou não lesões a nível celular e tecidular. Esta resposta pode ser inespecífica (inata), se se trata do primeiro contacto com os referidos microorganismos, ou específica (adaptativa), quando já ocorreu contacto prévio entre o hospedeiro e os agentes bacterianos.” (p.380)

“Define-se como uma inflamação superficial da gengiva onde, apesar das alterações patológicas, o epitélio de união se mantém unido ao dente, não havendo perda de inserção. É uma situação reversível, caso sejam removidos os factores etiológicos (bactérias). Contudo, tem um papel precursor na perda de inserção ao redor dos dentes se os factores etiológicos não forem eliminados.” (p.380)

“A Periodontite corresponde a uma situação de inflamação com destruição do periodonto e ocorre quando as alterações patológicas verificadas na Gengivite progridem até haver destruição do ligamento periodontal e migração apical do epitélio de união (...)” (p.380)

“No que se refere aos estudos longitudinais pode observar-se que os diabéticos mal controlados, independentemente do tipo de Diabetes em questão, apresentam uma situação mais severa de Periodontite do que os indivíduos bem Controlados.” (p.381)

“Considerando o tipo de patologia cardiovascular, são já vários os estudos que encontram uma associação forte entre Doença Periodontal e Doença coronária, 33,35 Enfarte do Miocárdio36 e Eventos Cérebro-vasculares.37,38” (p.383)

“Um estudo conduzido por Terpenning e col.46 numa população idosa, demonstrou um aumento do risco de pneumonia por aspiração quando a bactéria Porphyromonas gingivalis, associada à Doença Periodontal, estava presente na placa bacteriana e saliva dos pacientes.” (p.385)

“A Periodontite e a Artrite Reumatóide apresentam mecanismos de patogénese similares, caracterizados por uma condição inflamatória exacerbada. No entanto, nenhuma relação causal pode ser estabelecida embora esteja devidamente documentado que pacientes com Artrite Reumatóide apresentam uma deterioração aumentada das condições periodontais em comparação com pacientes sem a doença.” (p.386)


Nenhum comentário:

Postar um comentário