A genética em transformação: crise e revisão do conceito de gene
JOAQUIM, L. M; EL-HANI, C. N. A genética em transformação: crise e revisão do conceito de gene. Scientiae Studia, v.8, n.1, São Paulo, jan./mar, 2010.
O artigo trata dos principais achados que culminaram com a crise do conceito de gene, levando à desagregação da ideia de genes como unidades de estrutura e função. Tornaram evidente a diversidade estrutural do gene molecular em eucariontes.
O conceito molecular clássico que diz que um gene é um segmento do DNA que codifica um produto funcional (polipeptídeo ou RNA) vem tendo dificuldades de se preservar. É importante saber que a crise do conceito de gene refere-se a um modelo específico dos genes e de suas funções nos sistemas biológicos.
No artigo também se destacaram projetos que reúnem importantes achados da bioquímica e biologia molecular o Projeto Genoma Humano (pgh) e a Enciclopédia de Elementos de DNA (Encode).
Atualmente a definição de gene é usada nas pesquisas genéticas não como uma única unidade, mas com grande significado. Tem sido mais tratados como construtos instrumentais, elaborados por comunidades de pesquisadores com o objetivo de obtenção dos dados empíricos em sua área. Hoje o gene não é a unidade instrumental da herança, mas é um segmento que corresponde à função de uma unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário